segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fisioterapia

 Além da mama, foi feito um esvaziamento axilar  para retirada dos linfonodos acometidos. O problema é que este esvaziamento vem acompanhado de complicações que dificultam a função do braço do lado operado, que no meu caso foi o direito. Algumas das complicações são: inchaço do braço, falta de sensibilidade, dor, restrição do movimento dos ombros, etc.

Portanto, devem-se tomar alguns cuidados após a cirurgia de mastectomia, a fim de evitar possíveis complicações maiores como o linfedema - edema (ou inchaço) devido a um acúmulo localizado de líquido de origem linfática, que ocorre por deficiência na absorção ou condução da linfa. Devido a estes fatores devemos evitar várias coisas com o braço operado, como por exemplo: carregar peso, tirar cutícula, queimar, ferir, arranhar, picadas de inseto, usar pulseiras, anéis e relógios apertados, lavar louça (melhor usar luva), praticar movimentos repetitivos, medir a pressão arterial, tomar injeções, vacinas, soro ou colher sangue para exame, etc.

Até dirigir se torna um problema, mas este caso tem solução, pois nós temos direito de comprar um carro hidráulico e automático com isenção de várias taxas, que acaba saindo muito mais barato. Aliás, temos vários direitos. É bom estarmos atentas e informadas a respeito de todos.

Então meu mastogista já me solicitou 10 sessões e hoje apos 15 dias da cirurgia fui para a 1 sessão, não foi nada complicado nem dolorido nas primeiras sessões vou usar apenas aparelhos de choque e de infra vermelho.

Apos a sessão fui fazer o exame de sangue pré quimioterapia, um exame de mais de 8 tipos, para saber como esta meu organismo de modo geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário