sexta-feira, 20 de abril de 2012

O CÂNCER NÃO É UMA SENTENÇA DE MORTE.

Portanto, nem todas as pessoas que estão em tratamento (quimioterapia) ou que fizeram cirurgia (mastectomia) ficam de mau humor ou de mal com a vida. Na verdade, quem já encara a vida assim, claro, mas quem ama a vida e tem consciência de que isso é uma fase, não.
Me encaixo no segundo caso. No entanto, algumas coisas são comuns aos dois tipos e acho que posso enumerá-las “de cadeira”.

Frases como:

1. “Como você está abatida”, são proibidas.
2. “Nossa, vc não morre tão cedo, estava pensando em vc!”. JAMAIS DIGA ISSO PELAMORDEUS.
3. “Você precisa fazer a unha”. Lembre-se, quando fazemos quimioterapia, NÃO PODEMOS FAZER UNHAS”, aliás, sem cabelo e ir ao salão de beleza fazer as unhas economizamos uma grana neste período.
4. Visitas pela manhã: Nunca. Esta hora a gente sempre acorda “meio pau, meio tijolo”. A quimioterapia às vezes dá uma enjoada, e com a mastectomia a gente demora a se vestir e ou se compor. E ligue antes de aparecer, que é o básico.
5. Evite conversas sobre desgraças, do tipo terremoto, vendaval, enchentes e etc.. Já estamos vivendo uma fase meio ruim.
6. Não conte histórias sobre câncer com final pouco feliz. O câncer tem diferentes tipos e A MAIORIA tem cura.
7. Não conte histórias sobre o câncer com final feliz. A esta altura já sabemos mais do que vc imagina, , já googlamos muitas vezes, além de falarmos com nosso médico com uma certa frequência.
8. Caso não veja a pessoa há tempos, já que muitas vezes saímos de circuito temporariamente, não diga: “nossa, tava pensando em te ligar”. Não ligou, pronto. Não precisa se desculpar. É pior...
9. Não entupa a caixa postal de email do estilo "mande para 12 amigas e seu pedido será atendido em 03 dias", acompanhado de um "pensei em você". Apesar de ser fofo, nos normalmente pedimos para ficar logo nos trinques e saudáveis, mas não conheço nenhum tratamento de câncer que dure menos de 03 meses.
10. Não dia coisas sobre o  seu cabelo, Pois certeza que a esse ponto ela esta pensando que daqui uns dias ela não tera mais os cabelos dela, nem coisas do tipo a o cabelo e de menos, o importante é a saúde, sabemos disso mais ficar careca é um choque.
E por aí vai...
O bom mesmo é dar um puta abraço e deixar que a gente se sinta à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário