quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Tamoxifeno

Um nova fase se inicia meu tratamento, apos o termino das minhas 28 radioterapias  és que surge em minha vida o Tamoxifeno, um comprimento que vai me acompanhar por 10 anos, estrá presente todos os dias.

Ate ano passado as mulheres que precisavam desse medicamento tomavam ele por 5 anos, agora tem um novo protocolo de 10 anos de uso.
Eu fui premiada com o novo protocolo.

O que é tamoxifeno?




    O tamoxifeno é um antagonista do receptor de estrogênio no tecido mamário. Tem sido o padrão endócrino (anti-estrógeno), a terapia hormonal-positivo para câncer de mama precoce, embora os inibidores da aromatase têm sido propostas para mulheres pós-menopáusicas.

Algumas células de câncer de mama requer estrogênio para crescer. Estrógeno se liga e ativa o receptor de estrógeno nessas células. O tamoxifeno é metabolizado em compostos que também se ligam ao receptor de estrogênio, mas não ativá-la. Além disso o tamoxifeno previne estrogênio de ligação ao seu receptor. Daí o crescimento de células de câncer de mama é bloqueado.
Então se é para meu bem é minha cura vamos lá conhecer esse tal tamoxifeno, já conheci a dona Mastectomia radical, o Sr Cateter, Sra quimioterapia e sua prima radioterapia e agora vou conhecer o Sr tamoxifeno. 

Durante o tratamento em longo prazo com tamoxifeno foram relatados os seguintes efeitos colaterais: relacionados ao efeito antiestrogênico: ondas de calor, sangramento, corrimento vaginal ouprurido vulvar. Gerais: náusea e vômitosinflamação do tumortonturas, erupções cutâneas, retenção de fluidos e alopecia
Um pequeno número de pacientes com metástases ósseas desenvolveu hipercalcemia após iniciar o tratamento com tamoxifeno. Foi relatado um pequeno número de casos de hiperplasia doendométriopólipos do endométrio e carcinomas do endométrio, associados ao tratamento com tamoxifeno. A relação destes efeitos com a terapia com o tamoxifeno não foi estabelecida. 
Foi relatado fibroma uterino. Tumores ovarianos císticos foram ocasionalmente observados em mulheres antes da menopausa em tratamento com tamoxifeno. Vários casos de distúrbios visuais incluindo alterações da córnea, cataratas e retinopatias foram relatados. Foram relatadas trombocitopenia e leucopenia transitórias, mas sem tendência de sangramento. Há relatos, em raras ocasiões, de neutropenia, que pode algumas vezes ser grave. Também houve relatos ocasionais de eventos tromboembólicos durante a terapia com tamoxifeno
Há um aumento do risco de ocorrência de eventos tromboembólicos na terapia combinada de tamoxifeno com agentes citotóxicos. O tamoxifeno tem sido associado a alterações nas taxas de enzimas hepáticas e, em raras ocasiões, a anormalidades mais graves: esteatose hepática, colestase e hepatite. Recomenda-se o tratamento sintomático dos efeitos colaterais. Em casos graves as pacientes podem ter a dose reduzida ou o tratamento interrompido temporariamente. Se os efeitos colaterais não cederem com estas medidas então a terapia com tamoxifeno deve ser interrompida definitivamente. 

E vamos ver como meu corpo vai reagir a esse medicamento ... To preparada Deus me dá o sustento necessário para essa nova Batalha. 

2 comentários:

  1. Olá Natáli!!!Que bom, o pior já passou e se Deus quiser dará tudo certo nessa nova fase... depois conta se teve algum efeito colateral... vc precisará fazer herceptin ?

    ResponderExcluir
  2. O tamoxifeno almenta as taxas de TGP e TGO?

    ResponderExcluir